Dr. Wilson Rossi
O tornozelo é uma articulação importante para a estabilidade e a função do pé e também uma das mais lesionadas. De todos os tipos de lesões, as mais comuns são as ligamentares que, apesar de ocorrerem geralmente durante a prática de esportes que envolvem corrida e salto, também acontecem simplesmente quando a pessoa sofre uma torção ao pisar num terreno irregular, um buraco ou um degrau.
As lesões ligamentares classificam-se em três graus conforme a gravidade:
Grau 1 – entorse mais leve, com estiramento de algumas fibras, com dor instantânea seguida de um período de alívio que até permite a continuidade da atividade com acentuação da dor após algumas horas; há pouco inchaço local, ausência de equimoses (pele arroxeada) e nenhuma instabilidade.
Grau 2 – lesão com ruptura parcial de fibras ligamentares, dor instantânea e ininterrupta que impede a continuidade da prática esportiva, inchaço local moderado, equimose após algumas horas, perda funcional com algum grau de instabilidade.
Grau 3 – lesão com ruptura total de um ou mais ligamentos, dor instantânea intensa e contínua, edema pronunciado, com hematoma de instalação rápida, limitação funcional importante com incapacidade para continuar a prática esportiva ou mesmo andar, além de sensação de instabilidade.
Após a entorse, é importante um exame clínico detalhado do tornozelo e pé para avaliação do grau de lesão, exames de imagens para auxílio e confirmação diagnóstica quanto ao grau do dano ligamentar e concomitância de outras lesões como fraturas, rupturas tendinosas, cartilaginosas, etc.
É importante uma correta avaliação para o tratamento adequado, para evitar o risco de reincidências, principalmente para atletas, pela instabilidade residual decorrente de um tratamento inicial incompleto ou inadequado. Na maioria das vezes o tratamento é conservador, com imobilização temporária e fisioterapia para reabilitação funcional. Nos casos de lesões mais graves, pela instabilidade, o tratamento cirúrgico pode estar indicado para a reconstrução ligamentar.
Dr. Wilson Rossi é médico especialista Cirurgia do Pé e Tornozelo do Instituto da Coluna Campinas.
Deixe seu comentário