A lesão medular ou mielopatia é um distúrbio da medula espinhal que resulta em diminuição da sensibilidade e mobilidade. Mielopatia cervical espondilótica é causada por compressão da medula espinhal na coluna alta ou estenose cervical. Crescimento ósseo (osteófitos) formado por doença degenerativa de longa data comprime a medula.
Sintomas da Mielopatia
Os sintomas da mielopatia incluem dor no pescoço, alterações do equilíbrio, dormência nas mãos e dificuldade para realizar movimentos finos como abotoar uma camisa. Também podem apresentar reflexos exacerbados.
Condições que podem resultar em mielopatia são esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica e alterações medulares. Entretanto, mielopatia cervical espondilótica é a principal causa em idosos.
O diagnóstico de mielopatia cervical espondilótica é normalmente confirmado através da ressonância nuclear magnética.
Opções de tratamento para Mielopatia
Tratamento conservador tem como objetivo diminuir a dor reduzindo a inflamação da medula e das raízes nervosas. Imobilização com colar cervical e injeções com esteróides (cortisona) podem ajudar no alívio dos sintomas.
O procedimento cirúrgico mais frequente para diminuir a compressão da medula e das raízes nervosas é a descompressão cervical anterior. Em alguns casos em que a estenose é muito extensa, pode ser feita a laminectomia ou a laminoplastia.
Opções de tratamento conservador
- Medicações: muitas medicações são utilizadas para o controle da dor, entre elas: Esteróides (cortisonas), Anti-inflamatórios não esteróides, opióides, relaxantes musculares, Anti-depressivos e Anti-epiléticos.
- Acupuntura: Há muito tempo vem sendo utilizada para o tratamento da dor na cultura asiática. Em nosso meio, é um tratamento adjunto para diminuir a dor crônica ou aguda.
- Coletes: são dispositivos médicos utilizados para suportar o corpo e corrigir a curvatura espinhal.
- Terapia física: guia o processo de reabilitação através de analgesia (calor ou gelo local, ultrassom, estimulação elétrica, estimulação elétrica transcutânea de nervo-TENS,etc), tração, liberação miofascial, educação postural, mecânica corporal, alongamento e estabilização, treino de resistência, terapia aquática, etc.
Opções de tratamento cirúrgico
- Fusão espinhal (artrodese): remoção do disco e fusão das vértebras.
- Laminectomia: remoção da lâmina vertebral diminuindo a pressão nas raízes nervosas e/ou medula espinhal.
- Laminoplastia: procedimento realizado para aliviar a pressão da medula na coluna cervical.