Dr. José Carlos Barbi
A hérnia de disco é uma alteração muito comum na população em geral. Trata-se de uma lesão que afeta o disco localizado entre as vértebras da coluna, quando ocorre uma ruptura da parte externa deste disco e o vazamento do núcleo, responsável pelo amortecimento entre as vértebras.
Esse trauma pode gerar uma irritação nas raízes e resultar, por exemplo, em uma dor ciática que irradia para a perna. Por causa da dor é uma das principais causas de afastamento e ausência no trabalho e motivo também para suspender os exercícios físicos.
Além da dor, podem ocorrer também dormência e fraqueza nos braços ou pernas.
Diagnóstico e tratamento
Através de exames de imagem e de laboratório é possível identificar a hérnia de disco e determinar se o tratamento deverá ser cirúrgico ou não.
Na maioria dos pacientes, o tratamento clínico é o mais indicado, já que as vértebras possuem uma alta capacidade de reabsorção parcial ou total do núcleo. Na fase de dor mais aguda, o tratamento envolve fisioterapia e analgésicos.
Já em casos de necessidade cirúrgica normalmente é realizada através de endoscopia, que apresenta mínima manipulação dos tecidos; baixo índice de infecções pós-operatórias; reabilitação precoce e menor sangramento quando comparada a outras técnicas.
Ao sentir sintomas como estes, procure sempre um especialista em Cirurgia da Coluna.
Dr. José Carlos Barbi é ortopedista especialista em Cirurgia da Coluna e Ortopedia Oncológica do Instituto da Coluna Campinas.
Deixe seu comentário