Dr. José Rogério Nader – A articulação sacroilíaca está localizada na pelve e é responsável por unir o osso ilíaco da bacia ao osso sacro da coluna vertebral, sendo essencial para absorver o impacto na coluna, especialmente no movimento de andar, e para garantir estabilidade à pelve.
A dor no quadril é o principal sintoma quando há um problema na articulação sacroilíaca, podendo se desenvolver devido a uma inflamação nesta região, algo comum em atletas e pessoas com sobrepeso. Algumas doenças também como espondilite anquilosante, psoríase, doenças reumáticas, artrose da articulação, entre outras, podem gerar a sacroileíte (inflamação da região sacral).
Outra causa pode ser resultado de uma cirurgia na coluna, quando é feita uma artrodese (junção de duas ou mais articulações lombares). Isso pode gerar sobrecarga na região sacroilíaca, desenvolvendo-se uma inflamação que vem acompanhada de dor lombar, glútea ou até nas pernas.
Diagnóstico e tratamentos
O diagnóstico da dor sacroilíaca pode ser feito através de exame radiológico, como tomografia, raio-x, mas a cintilografia óssea ainda é a melhor indicação.
O tratamento é através de anti-inflamatório, analgésicos e fisioterapia. Em casos mais extremos, pode ser feito um teste terapêutico através de corticoides durante o tratamento. Caso os sintomas persistam ou retornem, pode ser indicado um tratamento intervencionista, como a radiofrequência, que irá tratar o problema na raiz da articulação.
Prevenção
Quando falamos em articulação, a prevenção é muito importante. É preciso encontrar a medida certa entre o repouso e a atividade física, já que tanto o sedentarismo quanto o excesso de exercício podem causar sacroileíte.
Alongamentos e aquecimento também são indispensáveis para prevenir lesões.
Dr. José Rogério Nader é médico especialista em Tratamento da Dor do Instituto da Coluna Campinas.
Deixe seu comentário