Dr. José Carlos Barbi – A dor óssea é uma patologia que pode ser facilmente confundida com dores musculares ou articulares, já que identificar sua origem é muito difícil. A única maneira de confirmar o diagnóstico é por meio de exames clínicos e de imagem.
Normalmente a dor óssea se caracteriza por uma dor que persiste mesmo quando a pessoa está parada e está relacionada a algumas possíveis causas:
1.Dor causada por osteoporose: Apesar de ser uma doença silenciosa, quando ocorre fratura, gera dores agudas.
2.Dor causada por choque: Acontece após choque ou colisão e se intensifica se forçar a parte afetada.
3.Dor por osteomielite: Infecção óssea causada por bactérias, fungos ou vírus que tem como sintomas febre, náuseas e dor nos ossos.
4.Dor por leucemia: Câncer originado na medula óssea que se manifesta através de manchas roxas, pontos vermelhos na pele ou dor nos ossos.
5.Dor desencadeada por câncer ósseo: Esse tipo de câncer tem como sintoma além do cansaço anormal e emagrecimento acelerado, uma intensa dor nos ossos.
O tratamento da dor óssea dependerá de qual a causa da dor e como foi visto pode ter várias causas, desde mais simples até mais graves, por isso é importante sempre procurar um especialista.
Dr. José Carlos Barbi é ortopedista especialista em Cirurgia da Coluna e Ortopedia Oncológica do Instituto da Coluna Campinas.
Deixe seu comentário