Dr. Marcos Tomazoni – O quadril é a articulação responsável pela sustentação do corpo e por articular o fêmur (osso da coxa) à pélvis (osso da bacia). Para cumprir sua função, é necessário que a cartilagem existente nessa região esteja em boas condições para um encaixe perfeito entre os ossos e para amortecer o contato.
Porém, algumas pessoas têm predisposição para o desgaste dessa cartilagem ou então possuem alterações anatômicas nesse encaixe, que conforme certos movimentos, tipos de exercícios ou postura incorreta, levam à piora do quadro.
Nos atletas, o aumento abrupto da carga de exercícios e técnica incorreta também podem ser causadores de dores no quadril.
Para evitar problemas graves no quadril, é importante prestar atenção em sintomas como:
1. Dor intensa ao treinar: dor intensa, mas tolerável na virilha durante o treino.
2. Estalos: estalos vindos do quadril quando se levanta da cadeira.
3. Pontadas: pontadas no quadril ao fazer agachamento.
Caso esses sintomas persistam, o ideal é procurar um médico para avaliar a existência de patologias comuns no quadril, como impacto femoroacetabular, artrose ou bursite.
Alguns cuidados, no entanto, podem prevenir o aparecimento dessas doenças, principalmente em praticantes de atividades esportivas, como:
– Seguir o planejamento dos treinos com atividades de preparo físico, alongamento, fortalecimento, equilíbrio muscular e postura.
– Respeitar os períodos de descanso para a recuperação do corpo e ter cuidado com o “overtraining”.
Já as mulheres devem evitar o salto alto e aumentar a ingestão de cálcio, pois tendem a desenvolver mais que os homens a osteoporose.
Dr. Marcos Tomazoni é ortopedista especialista em Cirurgia do Quadril do Instituto da Coluna Campinas
Deixe seu comentário