Dr. Marcos Tomazoni
O quadril é uma das articulações mais importantes do nosso corpo, já que é responsável por ligar os membros inferiores ao tronco, dar sustentação e estabilidade ao corpo, permitir mobilidade e grande amplitude de movimento, suportar até oito vezes o peso do nosso corpo e dissipar as cargas e impactos recebidos. Assim, as lesões do quadril são muito importantes e podem ser limitadoras.
Como o quadril é uma das articulações mais exigidas na prática de atividades físicas, atletas e pessoas que possuem algum tipo de desequilíbrio que envolva essa articulação têm maior propensão para desenvolver lesões. Portanto, as principais lesões são causadas por sobrecargas e impactos, que dão os primeiros sinais através de dores na coxa, virilha ou joelho e alterações na marcha. Mas vale ressaltar que a má postura também contribui para o aparecimento de lesões, já que ocasiona desequilíbrios musculares e sobrecarga na região lombar.
Ao perceber o aparecimento de dores nesses locais, é importante procurar um especialista para evitar que lesões simples de quadril como tendinites, bursites, estiramentos musculares, lesão do Labrum, fraturas e lesão acetabular se transformem em doenças que causam a degeneração, como a artrose. O aparecimento de lesões do quadril é mais comum em praticantes de tênis, futebol, corrida, artes marciais, ginástica olímpica e atletismo e em mulheres devido à largura da região ser maior do que em homens.
O tratamento dependerá do tipo de lesão e do perfil do paciente, podendo ser tratamento conservador ou cirúrgico. No caso de atletas, o mais comum é a cirurgia, mas em outros tipos de pacientes, fisioterapia, medicamentos, correção postural e exercícios físicos específicos fazem parte do processo de reabilitação.
Dr. Marcos Tomazoni é ortopedista especialista em Artroplastias do Quadril e Joelho do Instituto da Coluna Campinas.
Deixe seu comentário