Dr. Frederico Pantaroto – A expectativa de vida da população brasileira vem aumentando nos últimos tempos e, com isso, têm crescido também os tratamentos médicos que contribuem para uma velhice com mais qualidade de vida. Um desses tratamentos é a Artroplastia Total do Joelho (ATJ), também chamada de prótese total de joelho.
A ATJ consiste em substituir integralmente a articulação doente, afetada pela artrose (que é a degeneração da cartilagem articular), para que o paciente possa recuperar sua qualidade de vida, melhorando a dor e a mobilidade articular, aumentando a capacidade de exercer as funções do dia a dia.
A cirurgia de prótese total do joelho é indicada para casos graves de artrose ou de outras patologias que comprometam a articulação e que não melhoram com os tratamentos conservadores.
Esse tipo de cirurgia substitui completamente a articulação natural que está comprometida por uma prótese de metal e plástico (materiais mais comumente utilizados). É bom lembrar que também existem cirurgias de próteses parciais, mas isso dependerá da avaliação do médico mediante o tipo de patologia que o paciente apresenta assim como os sintomas.
Falando especificamente da cirurgia de prótese total do joelho, ela deve ser feita uma análise da história clínica do paciente (localização e irradiação da dor, tempo e duração dos sintomas, quando a dor aparece, fatores de melhora e incapacidade), avaliação física e exames de imagem.
A Artroplastia Total de Joelho é mais comum de ser feita em mulheres acima de 60 anos, já que a artrose – uma das principais causas para esse tipo de cirurgia – ocorre com maior frequência em mulheres a partir dessa idade. E quanto ao tempo de recuperação, ele varia de pessoa para pessoa.
Mas, para uma boa recuperação, é necessário que o paciente faça sessões de fisioterapia e que também tenha o acompanhamento com um educador físico caso seja praticante de esportes.
Dr. Frederico Pantaroto é ortopedista especialista em Cirurgia do Joelho e Quadril do Instituto da Coluna Campinas.
Deixe seu comentário