Dr. Rafael Barreto – Comum em crianças antes dos 10 anos de idade, a discite é uma doença inflamatória que afeta o espaço do disco intravertebral e que atinge principalmente as regiões lombar e torácica em suas porções média e alta.
Essa patologia tem como causa infecção bacteriana ou viral ou mesmo processos inflamatórios associados a doenças autoimunes.
Os sintomas apresentados são dores nas costas, na região superior ou inferior, podendo ser leve ou aguda, que pode se agravar com a realização de qualquer movimento. Febre, calafrios, sudorese, rigidez, fadiga e perda de apetite também estão entre os sintomas. A dor pode ser tanto localizada, apresentando-se somente nas costas, ou então espalhada, presente também no abdômen, quadril, virilha e pernas.
Embora também possa atingir adultos, em crianças é muito mais comum e por isso é importante ficar atento a certos tipos de comportamentos que indicam a doença (especialmente em crianças que ainda não se comunicam muito bem), como: agir de forma irritada, se recusando a ficar em pé ou a andar.
Para diagnosticar a discite, é necessário hemograma completo e exames de imagem como raio x, ressonância magnética e cintilografia óssea.
Quanto ao tratamento, o objetivo é eliminar a causa da inflamação e reduzir tanto a dor como os outros sintomas, utilizando inicialmente antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos para a causa inflamatória. Para causa de doenças autoimunes, o tratamento irá depender do controle da mesma. Os casos que necessitam de cirurgia são pouco frequentes.
Dr. Rafael Barreto é ortopedista especialista em Cirurgia da Coluna do Instituto da Coluna Campinas.
Deixe seu comentário