Dr. José Rogério Nader – A articulação sacroilíaca é composta pelos ossos sacro e ilíaco, que fazem parte da bacia e une a pelve à coluna. Essa articulação, apesar de ter um pequeno grau de movimentação, é uma das maiores do nosso corpo e é responsável por garantir a estabilidade da pelve e dissipar as cargas do tronco para os membros inferiores.
A articulação sacroilíaca pode inflamar e gerar dores em diversas situações, como aumento do estresse articular, discrepância no comprimento das pernas, anormalidade na biomecânica da corrida no caso de corredores e desequilíbrios musculares da região abdominal, lombar e quadril. Também podem causar a inflamação a própria maneira de a pessoa andar, obesidade e exercícios exaustivos e prolongados, além de doenças como espondilite aquilosante e psoríase.
Outra causa muito comum de sacroileíte é após uma cirurgia de coluna, onde é necessário fazer uma artrodese, que é a junção de duas ou três articulações lombares. Como consequência, há uma sobrecarga da articulação sacroilíaca, já que o movimento da coluna fica restrito.
A dor da inflamação sacroilíaca pode ser lombar, glútea, na perna, na coxa e pode se estender até o pé. Geralmente a dor piora com atividades diárias, como curvar-se para frente, pegar algo no chão, caminhar, ficar muito tempo sentado ou em pé e pegar peso.
Apesar de ser uma patologia bastante comum, é importante utilizar exames de imagens para ter o diagnóstico correto, já que muitas vezes a dor sacroilíaca pode ser confundida com outras doenças. Tomografia ou raio-x da bacia podem ser pedidos pelo médico, no entanto, é a cintilografia óssea que detecta com mais precisão a presença ou não da sacroileíte.
Após o diagnóstico, na maioria dos casos, partimos para o tratamento conservador, feito através de anti-inflamatórios, analgésicos e fisioterapia, mas nos casos em que a dor persiste podemos indicar o uso de bloqueios analgésicos ou até tratamentos intervencionistas, como a radiofrequência das raízes sacras.
Dr. José Rogério Nader é médico especialista em Tratamento da Dor do Instituto da Coluna Campinas.
Deixe seu comentário