Por Dr. José Carlos Barbe
A vertebroplastia percutânea é uma técnica minimamente invasiva de cirurgia da coluna que consiste em uma injeção de cimento acrílico ortopédico dentro de uma vértebra ou corpo vertebral fraturado. Esse tratamento é indicado para pacientes com fratura na vértebra que pode ser sido causada por osteoporose ou tumor.
Vale destacar que a vertebroplastia teve seu início na França em 1984 para tratamento de tumor. Já em 1997, foi publicada uma revisão retrospectiva de 47 vertebroplastias em 29 pacientes com fraturas vertebrais osteoporóticas chamando a atenção da comunidade médica internacional pelos resultados observados. No estudo, 90% dos pacientes apresentaram significativo alívio imediato da dor depois de realizada a vertebroplastia.
Após essas evidências, o procedimento começou a ganhar destaque e hoje é um método seguro que ajuda os pacientes a se reabilitarem mais plenamente. Essa técnica faz parte dos procedimentos minimamente invasivos e pode ser realizada de forma ambulatorial em casos de osteoporose, evitando internações, sendo que após algumas horas o paciente já recebe alta e pode voltar para casa.
O paciente é anestesiado e através de uma incisão pequena é introduzida uma cânula com o cimento. Após cerca de uma hora, o cimento seca e a fratura é estabilizada, eliminando a dor provocada pela fratura e dando estabilidade à coluna. Dessa forma, o paciente pode voltar às suas atividades, fazer fisioterapia ou atividade física.
Esse procedimento traz como principal benefício o alívio da dor nas costas causada pela compressão das fraturas vertebrais, que são uma causa comum de incapacidade e estão associadas ao aumento da mortalidade, especialmente entre idosos.
Dr. José Carlos Barbe é Ortopedista especialista em Cirurgia da Coluna e Ortopedia Oncológica do Instituto da Coluna Campinas.
Deixe seu comentário