Por Dr. José Rogério Calil Nader
A medicina intervencionista da dor é a área da medicina que permite vários tipos de diagnósticos e tratamentos para os diferentes tipos de dor. Embora pouco conhecida pela maioria das pessoas, essa especialidade é indicada para quem sofre de dores constantes e não encontra recursos que promovam alívio completo de suas patologias. Dor lombar, hérnia de disco, dor de cabeça, dores pélvicas, dores neuropáticas, dor crônica e fibromialgia são apenas algumas das patologias que podemos tratar.
O tratamento da dor é realizado por meio de técnicas minimamente invasivas, como bloqueios anestésicos, fisioterapia, radiofrequência, botox ou terapia de ondas de choque. A partir da queixa do paciente, o médico da dor utiliza exames de imagem, como ultrassom e raio x, para auxiliá-lo quanto à precisão do local mais apropriado para a intervenção.
Na maioria dos casos, o procedimento é rápido e não necessita de internação. Essa especialidade tem grande importância dentro de uma equipe multidisciplinar, pois auxilia em grande parte os cirurgiões e evitam procedimentos mais complexos.
Na área da ortopedia em especial, a medicina intervencionista da dor é uma ótima opção para aqueles que sofrem de dores nas costas e querem evitar procedimentos mais invasivos, já que 85% das causas de dor na coluna são de caráter muscular e podem ser tratadas mais facilmente.
Dr. José Rogério Calil Nader é o especialista em Tratamento da Dor do Instituto da Coluna Campinas.
Deixe seu comentário