Dr. Rodrigo Ortiz
A cirurgia de prótese de ombro, também conhecida como artroplastia, é um procedimento que visa tratar a artrose (desgaste da cartilagem que gera dor intensa e limitação de movimentos) e casos de fraturas graves em pacientes idosos quando não se acredita na viabilidade óssea do paciente devido a osteoporose ou lesão vascular óssea.
A artroplastia de ombro é uma cirurgia que tem como objetivo a substituição da cartilagem lesada por uma peça artificial metálica ou plástica, aliviando assim a dor e retomando a função e o movimento do ombro.
Com o avanço tecnológico dos implantes, maior conhecimento da anatomia e função do ombro e melhora da técnica cirúrgica, os resultados desse tipo de cirurgia melhoraram muito nos últimos tempos, trazendo aos pacientes resultados muito mais satisfatórios, já que é possível obter uma movimentação funcional do ombro sem dor com esse tratamento.
Existem diferentes tipos de prótese e técnicas, que variam de acordo com o tipo e a gravidade do problema. Na artroplastia parcial, apenas a superfície do úmero é substituída; na artroplastia total anatômica, a superfície do úmero e da glenoide são substituídas e a artroplastia total reversa é para casos de artrose associada à lesão do manguito rotador.
O pós-operatório se resume em imobilização durante certo período, exercícios de mobilidade e fortalecimento.
Dr. Rodrigo Ortiz é ortopedista especialista em Cirurgia do Ombro do Instituto da Coluna Campinas.
Deixe seu comentário