Osteoporose é chamada de doença silenciosa, pois a maioria dos pacientes não apresenta sintomas. É definida e diagnosticada por uma diminuição na densidade óssea.
A osteoporose leva à diminuição da força mecânica com aumento da possibilidade de falha estrutural. Osteoporose é a doença esquelética mais comum associada à idade.
Sintomas da Osteoporose
A Organização Mundial de Saúde define osteoporose como um desvio padrão de 2,5 abaixo da densidade óssea de uma população de adultos jovens de referência. A Densitometria Óssea é a técnica mais comum para mensurar a densidade óssea. Com o aumento da expectativa de vida, mais problemas como fraturas do quadril e da coluna resultam da osteoporose.
Osteoporose é responsável por aproximadamente 1,5 milhões de fraturas anualmente (700.000 fraturas da coluna).
Tratamento da Osteoporose
A Osteoporose pode ser prevenida. Para maximizar o pico de massa óssea, que é geralmente atingido entre os 20 e 25 anos de idade, a recomendação é ingerir 1200mg de cálcio e 800 UI de vitamina D por dia para indivíduos entre 11 e 24 anos. A conduta médica para indivíduos de idade entre 25 e 50 anos é seguir uma dieta de suplementação de cálcio de 1000mg e 400 UI de vitamina D por dia. Para mulheres peri ou pós-menopausa uma combinação de terapia de reposição hormonal com estrógeno, agentes anti-reabsorção bem como uma ingesta de cálcio de 15mg por dia é recomendável. Uma programa regular de exercícios durante a vida é recomendado para evitar o início da osteoporose especialmente naqueles com estilo de vida sedentário.