Dr. José Rogério Nader
Para muitas pessoas, a chegada do inverno representa um período de desconforto e incômodo devido às dores contínuas que pioram no frio e as dores que podem surgir nessa época.
Essas dores ocorrem devido basicamente a quatro fatores: vasoconstrição, enrijecimento muscular, mudança no aspecto das articulações e redução da prática de exercícios físicos.
A vasoconstrição é a contração involuntária dos vasos sanguíneos devido ao caimento da temperatura interna do corpo quando a temperatura do ambiente fica mais baixa. Isso ocasiona menor irrigação sanguínea dos tecidos musculares, fazendo com que diminua a flexibilidade dos músculos, o que por sua vez favorece as lesões, mesmo não havendo esforço excessivo.
O enrijecimento muscular é a segunda causa da dor no frio, já que é reflexo do nosso corpo realizar um movimento de contração muscular involuntária para buscar concentrar calor a fim de regular a temperatura corporal. Esse mecanismo deixa a musculatura rígida por longos períodos, facilitando o início de processos inflamatórios nos músculos e nervos.
A mudança no aspecto das articulações diz respeito ao resfriamento do líquido sinovial que as baixas temperaturas causam. Esse fluido ocupa as cavidades entre as articulações e é responsável por promover o deslizamento entre as superfícies. Quando ele se torna mais espesso, dificulta o processo natural, provocando dor nas articulações.
Reduzir a prática de exercícios físicos também contribui para o aparecimento de dores, já que os músculos ficam enrijecidos. Além disso, no inverno, os desconfortos também são maiores pelo fato das terminações nervosas ficarem mais sensíveis, tornando qualquer dor mais intensa.
Para passar o inverno sem dor, é essencial se manter bem aquecido, principalmente em pontos estratégicos para regular a temperatura, como mãos, pés, cabeça e orelha. Realizar alongamentos diários e exercícios físicos aeróbicos também ajuda a combater a dor, pois liberam endorfina e estimulam a circulação.
Dr. José Rogério Nader é médico especialista em Tratamento da Dor do Instituto da Coluna Campinas.
Deixe seu comentário