Dr. Fernando Cipoli
Na Ortopedia, as lesões esportivas são uma grande causa de consulta médica, isso porque elas ocorrem frequentemente e em atletas de todos os níveis das mais diferentes modalidades, sendo bem mais comuns em atletas recreacionais. A causa de uma lesão esportiva pode estar relacionada a vários aspectos, como tipo de atividade praticada, condicionamento físico do praticante, uso incorreto de equipamentos, calçado inadequado, técnica errada, frequência, intensidade, histórico de lesões prévias, desalinhamentos biomecânicos, entre outros.
Os esportes de maior risco de lesão são os coletivos e de contato, como basquete, futebol, vôlei e lutas de forma geral. Porém, ao contrário do que se possa pensar, grande parte das lesões é consequência de movimentos de rotação e explosão muscular e não de colisões ou quedas.
O trauma esportivo ocorre principalmente nos membros inferiores, como joelho, tornozelo e musculatura da coxa. No entanto, as lesões esportivas mais comuns são: contusão fratura por estresse, tendinite, bursite, lombalgia, luxação e lesões musculares. Essas lesões podem ser classificadas em agudas ou crônicas.
O tratamento depende de vários fatores, como tipo de lesão, idade do paciente, estilo de vida, grau da lesão etc. Para casos graves, com ruptura de ligamentos, por exemplo, normalmente é necessário tratamento cirúrgico, porém em casos menos graves são adotadas medidas de tratamento conservador, como medicação e fisioterapia.
A prevenção é muito importante para evitar lesões. As dicas abaixo ajudam muito a quem quer manter uma vida saudável praticando exercícios:
– Siga sempre as orientações de profissionais capacitados: Antes de iniciar qualquer exercício físico, realize um check-up com seu médico e após isso procure um profissional de educação física para orientar quanto aos exercícios e seu objetivo.
– Respeite o limite do seu corpo, evitando lesões de sobrecarga.
– Hidrate-se, pois a água é fundamental para repor líquidos e sais minerais perdidos durante a atividade e para manter o corpo saudável.
– Realize aquecimento e alongamento, pois eles são essenciais para adaptar o corpo ao esforço que ele será submetido.
– Descanse; não cometa overtraining, o corpo precisa se recuperar para que as lesões não aconteçam.
Dr. Fernando Cipoli é ortopedista especialista em Cirurgia do Joelho e Medicina do Esporte do Instituto da Coluna Campinas.
Deixe seu comentário