Dr. Rafael Barreto – Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), em parceria com o Ministério da Saúde, mostra que uma em cada três crianças brasileiras com idade entre 5 e 9 anos de idade está acima do peso recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
As consequências do sobrepeso na Ortopedia são doenças na coluna vertebral, problemas no quadril acompanhados de dores nas pernas, deslizamento da cabeça do fêmur, pé chato, entre outros. Se não tratada a obesidade, pode ocorrer o agravamento dessas condições na fase adulta.
Prevenção
Crianças são mais adeptas às mudanças do que adultos, por isso é mais fácil estimular um estilo de vida mais saudável para prevenir antes que a condição de sobrepeso piore.
Mudança de hábitos
Atividades físicas são recomendadas em todos as faixas etárias, mas no caso do sedentarismo ou da obesidade infantil, exercício físico é um aliado importante para controlar o peso e manter o corpo ativo.
A alimentação também é muito importante. Inserir opções mais saudáveis no cardápio das crianças é de extrema importância para auxiliar na perda de peso, além de prevenir ou melhorar condições relacionadas ao excesso de peso, como colesterol, hipertensão, entre outras.
Além de influenciar na qualidade de vida dos pequenos, o controle do sobrepeso é muito importante para evitar dores e condições ortopédicas que podem surgir atreladas à obesidade. Lembre-se de procurar um médico em caso de dores ou sinais de desconforto na criança.
Dr. Rafael Barreto é Ortopedista especialista em Cirurgia da Coluna do Instituto da Coluna Campinas
Deixe seu comentário