Dr. Rafael Barreto
Sabemos que muito do que acontece conosco na infância reflete na vida adulta, e quanto à saúde isso não é diferente. A coluna, por exemplo, ao contrário da maioria dos nossos órgãos que têm sua formação praticamente completa ainda no útero ou até os primeiros anos de vida, inicia seu desenvolvimento na gestação, mas sua formação só se completa aos 25 anos de idade.
Por conta dessa formação que se estende ao longo da vida, é extremamente importante prevenir qualquer problema que prejudique ou atrapalhe o correto desenvolvimento da coluna, assim como estar atento a qualquer sinal ou deformidade que possa aparecer para que na fase adulta a correção seja mais fácil.
Desde a infância, fatores como má postura, mochila pesada, obesidade e uso de calçados incorretos podem levar a alterações na coluna na fase adulta, por isso a importância de ter certos cuidados.
A má postura que vamos sendo condicionados por hábitos do dia a dia é uma das maiores causas de dor nas costas, por isso o ideal é desde cedo orientar as crianças para uma boa postura.
Quanto às mochilas, elas não devem ultrapassar 10% do peso do corpo, já que podem causar lesão na região cervical, torácica, lombar e ombros. Porém, o ideal é dar preferência ao uso de modelos com rodinhas.
A obesidade infantil também traz um sério risco à saúde da coluna, pois o excesso de peso sobrecarrega a coluna lombar, promove alterações posturais e contribui para má formação de pernas e pés.
Por último, é necessário ainda que as crianças usem sempre sapatos apropriados para a idade, sem saltos e no tamanho adequado para não interferirem no desenvolvimento da cartilagem e musculatura dos pés que estão em desenvolvimento nesta fase.
Com esses cuidados podemos prevenir os problemas de coluna nas crianças!
Dr. Rafael Barreto é médico especialista em Tratamento da Dor do Instituto da Coluna Campinas.
Deixe seu comentário