Dr. José Rogério Nader
Herpes Zoster é uma infecção causada pelo mesmo vírus da catapora que provoca bolhas na pele geralmente na região do tronco ou rosto e vem acompanhada de dor intensa.
Após este vírus se manifestar através da catapora na infância, ele fica adormecido nos gânglios do corpo e geralmente entre os 50/60 anos, ou quando associado a alguma doença que faça o sistema imunológico ficar debilitado, o paciente torna-se suscetível a ter uma crise da doença, já que o vírus “acorda” e lesiona o nervo.
No início da doença, a herpes zoster provoca apenas dor, o que dificulta o diagnóstico. Em alguns casos nesta mesma fase, o paciente pode sentir também ardor, coceira e sudorese na região, apesar de ser incomum.
Após a dor, aparecem lesões vermelhas, que coçam e que se transformam em bolhas. Neste período é possível que a dor tenda a dar uma pequena melhorada.
O tratamento é feito com antiviral, porém a parte mais importante do tratamento é realizada no momento da dor aguda da doença, logo no início, antes mesmo das lesões aparecerem, para assim evitar piores consequências, como a neuralgia pós-herpética, que é a fase crônica.
A neuralgia pós-herpética acontece em 30% dos portadores da doença e pode ser amenizada consideravelmente caso tenha sido feito um bom tratamento da dor no momento agudo. Os acometidos podem sentir dor através de queimação, toque ou ao vento/frio, além de atrapalhar as atividades diárias e poder levar à depressão.
Dr. José Rogério Nader é médico especialista em Tratamento da Dor do Instituto da Coluna Campinas.
Deixe seu comentário