Dr. Rafael Barreto
A estenose do canal lombar é o estreitamento do canal espinhal, que contém a medula espinhal e nervos. Este estreitamento pode exercer compressão sobre a medula espinhal ou sobre os nervos nas áreas comprimidas. Normalmente a causa é degenerativa e acomete principalmente homens acima de 50 anos de idade. Outras causam pode ser: fator congênito, traumas e fraturas, tumores ou infecções vertebrais.
Os sintomas da estenose incluem dor lombar para caminhar, que com o passar do tempo tende a surgir mesmo após curtas caminhadas; diminuição da mobilidade da coluna; dor ciática com alterações sensitivas dependendo do nervo comprometido; fraqueza motora e alterações dos reflexos.
Para o diagnóstico da estenose do canal lombar são importantes, além do exame clínico, radiografia, mielografia, tomografia e ressonância magnética da coluna lombar.
O tratamento conservador é a primeira indicação, com o uso de medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares. Caso não haja melhora, pode ser indicada cirurgia para descomprimir as áreas estenosadas.
Dr. Rafael Barreto é Ortopedista especialista em Cirurgia da Coluna do Instituto da Coluna Campinas.
Deixe seu comentário