Espondilolistese é uma condição na qual uma vértebra escorrega sobre a outra podendo causar tanto dor lombar como dor ciática.
Sintomas da Espondilolistese
Existem várias causas para a espondilolistese. A forma congênita é uma forma rara onde anormalidades ao nascimento favorecem o escorregamento. Outras causas incluem trauma (quedas,acidentes,etc.), alterações degenerativas na coluna (como artrite), ou destruição por tumores.
Espondilolistese é caracterizada pela porcentagem de escorregamento de uma vértebra sobre a outra. Escorregamento acima de 50% é considerado de alto grau.
Opções de tratamento para Espondilolistese
O tratamento da espondilolistese é usualmente não cirúrgico. Terapia física para fortalecimento dos músculos das costas e abdominais é o primeiro modo de tratamento. Medicações como anti-inflamatórios não esteroides (aspirina, diclofenaco, etc.), esteróides ou opióides podem ajudar na dor e inflamação. Injeções epidurais podem ser efetivas especialmente para sintomas nas pernas. Tratamento cirúrgico torna-se necessário quando o tratamento conservador falha. A cirurgia é especialmente efetiva para pacientes com sintomas nas pernas (ciática).