Dr. Rafael Barreto –
O dia 7 de maio é o Dia Mundial da Espondilite Anquilosante, doença inflamatória crônica que atinge a coluna vertebral e, em casos severos, faz com que os ossos da coluna se unam, dando origem a uma nova formação óssea.
Essa é uma patologia que atinge majoritariamente os homens e, em casos graves, o paciente desenvolve uma postura corcunda, prejudicando a qualidade de vida. Se não for tratada, pode se tornar incapacitante.
A espondilite anquilosante pode gerar lesões nos olhos, como uveíte; no coração, como doença cardíaca espondilítica; nos pulmões, com fibrose pulmonar; nos intestinos com colite ulcerativa e na pele, com psoríase.
O diagnóstico é feito através de exames laboratoriais de sangue e radiográficos nas articulações da região sacroilíaca. A descoberta precoce é de extrema importância para evitar possíveis complicações e o agravamento do caso.
Por isso é importante se atentar sempre à postura e realizar exercícios de alongamento para evitar essa doença. Usar colchões firmes que sustentam o corpo todo e dar preferência por travesseiros mais finos. Os móveis como sofá ou cadeiras também são importantes, normalmente os mais macios são os que podem prejudicar a postura, pois perdem sua resistência com facilidade.
No dia a dia procurar ter momentos de pausa no trabalho, especialmente se a pessoa trabalha sentada em frente ao computador, para levantar-se e alongar a coluna. Alongamento é muito importante, mas deve ser orientado por um profissional de saúde. Procure sempre um especialista.
Dr. Rafael Barreto é ortopedista especialista em Cirurgia da Coluna do Instituto da Coluna Campinas.
Deixe seu comentário