Dr. José Rogério Nader
As dores no corpo afetam nosso dia a dia e podem nos trazer transtornos caso não identificadas e tratadas corretamente. Um dos tipos de dores que podemos sentir é a dor aguda, caracterizada por surgir repentinamente e ter duração limitada. Sua função é nos alertar de que existe alguma lesão ou disfunção no organismo que precisa de tratamento imediato.
Já a dor crônica não tem função alguma; é uma dor que mesmo depois do tratamento da doença que a causou, continuou persistindo, passando então a ser a própria doença e não apenas um sintoma. Sendo assim, o tratamento é mais complexo e exige a atuação de uma equipe multidisciplinar, pois além de tratar a causa, é preciso apagar a memória da dor. E ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, as dores crônicas são originárias das desordens do sistema responsável pela percepção/ inibição da dor.
Devemos pontuar também que o tratamento deve levar em consideração questões biopsicossociais, já que é impossível considerar apenar questões biológicas, uma vez que a dor crônica leva a alterações emocionais, pois a bioquímica da dor é muito semelhante à da depressão.
À medida que vivemos mais, o número de pessoas com doenças reumáticas, câncer, degenerações, dores na coluna e outros problemas que podem provocar dores crônicas cresce significativamente, o que leva a um resultado de cerca de um terço da população apresentando algum tipo de dor crônica durante a vida.
Ou seja, é um problema sério e que precisa de cuidados de especialistas!
Dr. José Rogério Nader é médico especialista em Tratamento da Dor do Instituto da Coluna Campinas.
Deixe seu comentário