Por Dr. Rafael Barreto
Cirurgia minimamente invasiva é o nome dado para qualquer cirurgia que tenha o mesmo propósito de uma cirurgia convencional, mas que traz ao paciente algumas vantagens, como menor danos aos tecidos, tempo de internação reduzido, reabilitação mais rápida e retorno às atividades cotidianas mais cedo. Essa é uma técnica cirúrgica que exige conhecimento e habilidade do médico especialista, além de equipamentos específicos.
Essa nova abordagem pode ser aplicada para diversas patologias da coluna, como instabilidades, tumores, fraturas, hérnias e estenoses, que é quando há o estreitamento do canal da coluna.
Enquanto uma cirurgia de hérnia de disco feita de forma convencional exige dois dias de internação, o mesmo procedimento com a técnica minimamente invasiva é ambulatorial, já que neste procedimento é usada anestesia local e sedação, e o paciente sai do hospital no mesmo dia. Essa é uma tendência em todo o mundo devido aos custos e riscos de uma internação mais longa. Quanto menos tempo o paciente passa no ambiente hospitalar, melhor.
A endoscopia também é outro procedimento utilizado em lesões de coluna, como hérnia de disco e alguns casos de estenose de canal vertebral, onde por meio de uma cânula, visualizamos toda a área da doença com câmeras e monitores de alta definição e realizamos o procedimento de forma mais rápida e tranquila para o paciente, que pode voltar as suas atividades diárias de imediato.
Dr. Rafael Barreto é especialista em Cirurgia da Coluna do Instituto da Coluna Campinas.
Deixe seu comentário