A cirurgia minimamente invasiva
é uma tendência mundial pela eficiência de seus resultados e por ser indicada em praticamente todas as lesões da coluna, como instabilidades, tumores, fraturas, hérnias e estenoses – que é quando há o estreitamento do canal da coluna. As vantagens para os pacientes são menor dano aos tecidos, tempo de internação reduzido, reabilitação mais rápida e retorno às atividades cotidianas e de trabalho mais cedo, entre outras.
Enquanto uma cirurgia de hérnia de disco feita de forma convencional exige dois dias de internação, o mesmo procedimento com a técnica minimamente invasiva é ambulatorial. Essa é uma técnica cirúrgica que exige conhecimento e habilidade do médico especialista, além de equipamentos específicos.
A cirurgia endoscópica é um método minimamente invasivo que tem a maior aplicação clínica, podendo ser realizada em hérnias de disco e alguns casos de estenose de canal vertebral. O procedimento é feito de forma ambulatorial e dura cerca de uma hora. Por meio de uma cânula é possível visualizar toda a área da doença com câmeras e monitores de alta definição e então realizar o procedimento de forma mais rápida e tranquila para o paciente, que pode voltar as suas atividades diárias de imediato.