Dr. José Rogério Nader
Todo mundo pelo menos uma vez na vida já sentiu uma dor intensa e repentina geralmente no músculo da perna enquanto dormia ou praticava atividade física. Essa dor que ocorre através de espasmos são chamadas de cãibras.
A cãibra é uma contratura involuntária da musculatura estriada (que compõe as pernas, braços, costas, barriga, mãos e etc) que se manifesta em algumas situações, como: excesso de uso dessa mesma musculatura, falta de exercícios e de alongamento, baixas temperaturas, má circulação, desidratação, acúmulo de ácido lático, compressão de raízes nervosas ou mesmo perda de eletrólitos como o cálcio e potássio.
De maneira geral, as cãibras se dividem em diurnas e noturnas. As diurnas ocorrem devido à prática intensa de esportes ou a determinadas atividades profissionais, enquanto a cãibra noturna sugere associação com doenças sistêmicas.
Os episódios de cãibra apesar de provocarem dor intensa costumam ser ocasionais e durar menos de um minuto. No entanto, durante a crise, alongar e massagear a área afetada promovem o relaxamento da musculatura contraída, aliviando a dor mais rapidamente. Aplicação de calor no local, como bolsa de água quente, também favorece o relaxamento dos músculos.
Para evitar repetições das crises, recomenda-se boa hidratação, principalmente antes e durante a prática de atividades físicas, pois assim os músculos contraem e relaxam com maior facilidade; alongamento diário; e alimentação balanceada para consumir sempre as vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento dos músculos.
Dr. José Rogério Nader é médico especialista em Tratamento da Dor do Instituto da Coluna Campinas
Deixe seu comentário