Dr. Frederico Pantaroto
Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre bursite, então aproveito para explicar um pouco sobre quais os sintomas e formas de tratamento desse problema que atinge as articulações. Hoje, meu foco é a bursite de quadril, uma das mais comuns e que ocorre principalmente em pessoas acima de 40 anos de idade.
Para começar, é preciso explicar que bursas são bolsas cheias de líquido sinovial responsáveis por amortecer e facilitar o deslizamento de músculos, tendões e ossos. Quando essas bursas encontradas em regiões como ombros, cotovelos, quadril, joelhos, coxas e calcanhares inflamam, chamamos de bursite.
A bursite é dividida em dois tipos: hemorrágica e inflamatória, sendo esta última a mais comum. Bursites hemorrágicas são ocasionadas por traumas que derrubam sangue diretamente na bursa, causando inflamação. Já as bursites inflamatórias podem ser originárias de lesões, doenças, infecções ou sobrecarga.
Devemos lembrar que o avanço da idade também pode ser uma causa, já que há o envelhecimento natural do corpo que gera menos tolerância de estresse sobre o músculo, menos elasticidade e mais fragilidade.
Normalmente a bursite de quadril surge devido a trabalhos repetitivos, doenças ou por prática de esportes com carga muito intensa. Esses pacientes apresentam dor com ou sem o toque, rigidez, dificuldade de movimentação da área afetada, inchaço e dor que irradia para a coxa, impossibilitando ou limitando atividades simples do dia a dia.
Após o diagnóstico através de exame físico, laboratorial e de imagem, o tratamento normalmente é feito com medicamentos, fisioterapia, gelo e repouso. Para os casos infecciosos, pode ser realizada uma cirurgia para drenar o líquido ou removê-la. É importante também evitar os movimentos que piorem o quadro.
Normalmente o tratamento leva em torno de seis meses, e mesmo após a melhora esse tipo de patologia tende a reaparecer, por isso deve ser feito um fortalecimento muscular. E a prevenção fica por conta de evitar movimentos repetitivos e praticar atividade física.
Dr. Frederico Pantaroto é médico ortopedista, especialista em Cirurgia do Joelho e do Quadril e faz parte da equipe do Instituto da Coluna Campinas
Deixe seu comentário