Dr. Fernando Cipoli – O grande objetivo da medicina do esporte é trabalhar com a qualidade de vida, seja ela através da promoção da saúde ou da performance esportiva. Por isso sua indicação é para todos os indivíduos, todas as faixas etárias e todos os níveis de atividade física.
Portanto, pessoas sedentárias que desejam iniciar uma atividade física, praticantes de exercícios físicos (atleta ou recreacional), pessoas que querem melhorar o desempenho esportivo e prevenir ou tratar lesões ortopédicas agudas e de repetição precisam procurar um ortopedista do esporte.
No caso daqueles que querem iniciar uma atividade física, o médico dessa especialidade avalia se há condições físicas e desequilíbrios musculoesqueléticos que possam levar a possíveis lesões, além de orientar quanto à intensidade, tempo ideal e frequência da prática esportiva.
Para os que já praticam esportes, independentemente se de forma profissional ou não, a ida ao ortopedista esportivo tem a função de controlar a carga de treinamento e o impacto gerado no sistema músculo esquelético e realizar check-ups anuais e prevenir e tratar lesões agudas ou pré-existentes.
Também é importante dizer que a integração médico e treinador físico é fundamental para que as ações sejam conjuntas a fim de proporcionar melhor qualidade ao paciente esportista.
O ortopedista do esporte também atua na prevenção e tratamento do overtraining, problema muito comum em atletas que é caracterizado pelo alto volume e intensidade de treino e pelo pouco tempo de recuperação.
Dr. Fernando Cipoli é ortopedista especialista em Cirurgia do Joelho e Medicina Esportiva do Instituto da Coluna Campinas
Deixe seu comentário