Dor lombar pode ocorrer de várias formas. A lombalgia pode ser descrita como aguda, súbita ou constante.
O seguimento vertebral é composto por duas vértebras, um disco intervertebral, ligamentos e raízes nervosas. Qualquer uma dessas estruturas pode ser fonte de dor. A dor pode resultar de uma lesão aguda, desgaste com a idade ou esforço repetitivo.
Sintomas da Lombalgia
Você pode sentir uma variedade de sintomas quando machuca as costas. Você pode ter uma sensação de formigamento, uma dor pesada, uma dor aguda ou fraqueza nas pernas ou pés.
A maioria dos problemas lombares melhora sem intervenção.
Lombalgia pode ser aguda, durando menos que um mês, ou crônica, com duração maior que três meses. Causas comum de dor lombar são hérnia de disco, doença degenerativa discal, estenose espinhal e espondilolistese.
Tratamento da Lombalgia
A maioria das lombalgias não é grave e pode ser tratada segura e efetivamente por métodos conservadores. Talvez você tenha que modificar suas atividades físicas por um curto período, no entanto, exercícios adequados são encorajados, pois estudos mostram que atividade física contribui para a recuperação.
Medicamentos analgésicos podem ser prescritos para ajudar a diminuir a dor. Quando a melhora é vista, um programa de reabilitação pode ser prescrito para melhorar a condição muscular.
Em alguns casos o tratamento conservador falha. Nesses casos o tratamento cirúrgico pode ser indicado para aliviar a irritação ou compressão das raízes nervosas. Como opções podem ser realizados remoção de parte da lâmina (laminectomia/laminotomia), discectomia ou ambas. Para pacientes com instabilidade, a fusão pode ser realizada.