Dor no joelho é um sintoma bastante comum e pode surgir devido ao desgaste na articulação, excesso de peso ou ser consequência de lesões esportivas. A dor localizada na frente do joelho pode ser um sinal de condromalácia. Você já ouviu falar desta patologia?
A condromalácia também é conhecida como síndrome da dor patelofemoral e é uma das complicações mais comuns que atinge o joelho, sendo mais frequente nas mulheres. Acontece por conta do desgaste da cartilagem do osso que se localiza na frente do joelho, a patela, popularmente chamada de rótula. Diversos fatores podem colaborar para esse desgaste, dentre eles o sedentarismo, excesso de peso, traumas no local, desalinhamentos posturais, excesso de atividade física de alto impacto e o próprio envelhecimento natural.
Nos estágios iniciais, nem sempre a condromalácia provoca dor. Com o avançar da degeneração, o principal sintoma é a dor na parte da frente do joelho, ao redor da patela, ou a sensação de uma dor profunda no joelho. Uma característica específica dessa dor é que ela piora ao descer escadas, rampas ou após ficar muito tempo na posição sentada. Também pode haver sensação de crepitação nos joelhos, descrita pelos pacientes como se no movimento tivesse areia no joelho. Inchaço e ardência também podem estar presentes em alguns casos.
O diagnóstico é feito a partir dos sintomas, das queixas do paciente e da sua história clínica. Exames de imagem como o raio X e a ressonância magnética são indicados para a confirmação do diagnóstico, para identificar o nível da lesão e para esclarecer a gravidade da patologia.
O tratamento depende da causa e do nível de desgaste da cartilagem. Pode ser recomendado o uso de anti-inflamatórios, reabilitação a partir de fisioterapia e exercícios de fortalecimento, além de orientações sobre a realização das atividades que possam piorar o quadro. Em alguns casos mais avançados ou que não tenham boa resposta ao tratamento conservador, podem ser realizadas infiltrações ou a indicação de cirurgia.
Em caso de dor, procure um especialista para avaliar o seu caso e indicar o tratamento mais adequado para você.
Deixe seu comentário