Já ouviu falar na síndrome do túnel do carpo? Neste artigo, você vai compreender como os sintomas surgem nessa doença e como ela pode ser tratada.
Primeiro, vamos entender o que é a síndrome do túnel do carpo. Considerada a neuropatia periférica mais comum no membro superior, a patologia afeta principalmente as mulheres. É causada pela compressão do nervo mediano quando passa por uma região estreita no punho, conhecida como túnel do carpo. Essa compressão acontece devido ao aumento da pressão no local, que leva a uma isquemia intraneural transitória. Além disso, ocorre deformação das fibras nervosas, alterações inflamatórias, edema e aderências que contribuem para a diminuição da mobilidade neural. Em outras palavras, é como se o nervo ficasse apertado neste espaço reduzido e todas as suas funções ficam comprometidas.
Alguns fatores contribuem para esse quadro, como por exemplo, obesidade, diabetes, disfunções na tireoide, retenção de líquidos, pressão alta, doenças autoimunes ou lesões no punho, tais como fraturas. Além disso, movimentos repetidos com a mão e/ou o pulso também podem levar à ocorrência desta síndrome.
Os principais sintomas que surgem são formigamento e dormência nos dedos da mão, perda de sensibilidade, fraqueza muscular e dor no punho e na mão. É comum que comecem pelo polegar e depois evoluam também para os dedos indicador e médio e parcialmente no dedo anular. Em alguns casos, dependendo da gravidade, os sintomas são percebidos em outras regiões do membro superior.
O diagnóstico é baseado nos sintomas clínicos e considerando também a presença de dor noturna e a perda da capacidade para algumas funções simples, como segurar um objeto e fazer tarefas repetitivas. Se não tratada, a incapacidade leva ao afastamento do trabalho, diminuição do rendimento e custos com saúde.
Por isso, o diagnóstico e o tratamento precoce são importantes para evitar complicações maiores nas atividades diárias. O tratamento conservador inclui fisioterapia, alongamentos e órteses, além de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios para alívio da dor e inflamação. Pode também ser recomendado o uso de injeções de corticoides na região do túnel do carpo, o que ajuda a diminuir o inchaço e a pressão provocada sobre o nervo mediano.
O tratamento cirúrgico é indicado em casos mais graves e que não apresentam melhora com o tratamento conservador. A cirurgia é realizada a partir de um corte no ligamento que está fazendo pressão sobre o nervo.
Lembrando que cada caso deve ser avaliado individualmente e, para que o tratamento mais adequado seja indicado, procure sempre um especialista.
Deixe seu comentário