Dr. José Rogério Nader –
Antigamente era conhecida como LER (lesões por esforços repetitivos), mas hoje a denominação correta é DORT (distúrbios osteomusculares relacionadas ao trabalho): esse é um problema que se inicia através de micro ou macro traumas, por excesso de movimentos repetitivos de um determinado setor do corpo, comumente em mãos, braços, ombros, lombalgia ou cervicalgia.
Esses distúrbios podem ser resultado de movimentos repetitivos sem descanso que levam a uma dor muscular inicial e a um encurtamento muscular, causando uma tração do tendão, que pode resultar em uma tendinite e formação de pontos de gatilhos na musculatura, gerando dificuldade em exercer atividades diárias.
Tratamento
Os distúrbios osteomusculares relacionadas ao trabalho são tratados inicialmente com anti-inflamatório e fisioterapia ou infiltração de cortisona até que a dor cesse momentaneamente. Podem se associar antidepressivos e anticonvulsionantes, já que o quadro de dor crônica passa a interferir também no emocional do paciente.
A indicação é para que qualquer pessoa faça intervalos durante o trabalho e faça alongamentos, atentando à postura e fazendo interrupções durante o dia para modificar a posição tensional da musculatura.
Diante dos primeiros sinais de dor procure um médico especialista, assim será possível diagnosticar e iniciar o tratamento precocemente, trazendo maior possibilidade de resolução do caso de dor crônica.
Dr. José Rogério Nader é médico especialista em Tratamento da Dor do Instituto da Coluna Campinas
Deixe seu comentário