Dr. Fernando Cipoli – São inúmeros os estudos científicos feitos para identificar a causa da osteoartrose. Há diversas observações e diferentes hipóteses, sendo a maior parte delas relacionada à teoria mecânica, na qual traumas ou sobrecargas repetitivas podem provocar o desgaste da cartilagem causando fissuras e fibrilações.
Os fatores de risco podem estar ligados à hereditariedade (filhas/os de mães com artrose têm mais probabilidade); fatores hormonais (descontrole hormonal impulsiona a doença); obesidade (maior carga na articulação gera desgaste); massa óssea (alteração na massa óssea influencia no surgimento da patologia); hipermotividade (que gera estresse articular, facilitando ruptura da cartilagem).
Já os fatores mecânicos podem ser macrotraumas; sobrecargas esportivas (atividades de alto impacto ou excesso de repetição); uso inadequado de aparelhos de exercício ou musculação; traumas repetitivos localizados ou alteração natural da biomecânica da articulação.
O diagnóstico precoce é imprescindível no caso da osteoartrose e algumas medidas de prevenção são importantes, como praticar atividades físicas com orientação e evitar o sobrepeso.
É preciso consultar um profissional especializado que poderá indicar o tratamento mais adequado para cada caso.
Dr. Fernando Cipoli é ortopedista especialista em Cirurgia do Joelho e Medicina Esportiva do Instituto da Coluna Campinas
Deixe seu comentário