Dr. Wilson Rossi – Sabemos que a diabetes é uma doença importante, que merece atenção e que precisa ser tratada, pois traz muitas complicações à saúde, como o chamado pé neuropático, também conhecido como pé diabético.
Como diabetes e problemas do pé estão altamente ligados devido a esse tipo de paciente ter uma circulação precária ou algum comprometimento vascular, doenças como o pé diabético se instalam facilmente.
A doença do pé diabético pode se manifestar de três formas: neuropático, isquêmico ou infeccioso, podendo se apresentar de maneira isolada ou associada (neuropático/isquêmico; neuropático/infeccioso e isquêmico/infeccioso).
Caso a doença do pé diabético se manifeste em pé neuropático, isso indica que o paciente possui boa circulação e sensibilidade precária, o que o torna extremamente vulnerável a traumatismos como microfraturas, desabamentos ósseos, desarranjos articulares e modificações da forma e estrutura do pé, num processo indolor, lento e progressivo.
Ao mesmo tempo em que ocorrem esses traumatismos, eles se curam rapidamente graças à boa circulação. Esse tipo de paciente também sente choques, fisgadas e queimação. Tecidos bem nutridos, tendência para retração dos dedos e calosidade nos pontos de pressão também são características do pé neuropático.
Já aqueles pacientes com pé isquêmico, a sensibilidade é preservada e a circulação é precária, pois, devido à isquemia, o pé fica vulnerável a traumas, fissuras ou inflamação. Normalmente o pé diabético manifestado em pé isquêmico está associado à dor para caminhar e os sinais de isquemia se dão pela pele seca e descamativa, atrofia dos músculos, tendência para formação de fissuras nos calcanhares, ausência de pulso e palidez.
Por ultimo, o pé infeccioso apresenta lesões infecciosas como abcessos, bolhas, pus, tecido necrótico e tem evolução rápida, com altos índices de amputações.
Por isso, todo cuidado aos pacientes com diabetes!
Dr. Wilson Rossi é Ortopedista especialista em Cirurgia do Pé e Tornozelo do Instituto da Coluna Campinas
Deixe seu comentário