A hérnia de disco é considerada a principal causa de dor na coluna lombar. E muitas pessoas acreditam que só desenvolvem hérnia de disco aqueles que carregam muito peso e têm uma sobrecarga. De fato, os estudos mostram que há uma maior incidência em pessoas que vivem com sobrecarga ou exercem trabalhos pesados. No entanto, a hérnia de disco é considerada uma lesão cumulativa. Isso significa que cargas menos intensas, mas repetitivas, podem fazer com que o núcleo pulposo invada o ânulo fibroso a partir de fissuras. Uma vez formada a fissura nesse ânulo, existe o risco da hérnia de disco acontecer.

Ou seja, o fator biomecânico é uma causa importante de hérnia de disco lombar, de forma que o estresse repetitivo e contínuo pode formar fissuras que favorecem a hérnia de disco. Essa carga repetitiva lenta é considerada o fator mais importante de lesões da coluna e do disco – e  o acúmulo de ferimentos leves de longo prazo acabará levando a uma doença degenerativa grave da coluna lombar.

Assim, tudo começa com um pequeno estímulo, mas com o tempo os danos se intensificam levando aos sintomas de dor no local, dor irradiada, formigamento, perda de sensibilidade e perda de força, dependendo da gravidade da lesão. Até mesmo casos clínicos de hérnia de disco lombar que parecem ser causados por carga excessiva súbita têm como verdadeira causa a lesão por fadiga.

É possível evitar a hérnia de disco?

O disco intervertebral está sujeito a muitos tipos de força e estresse. Essa é a função dele: amortecer o impacto e proteger as estruturas ósseas de cada vértebra da coluna.

Qualquer força de compressão simples ocasiona uma carga no disco intervertebral. O caminho para a prevenção da lesão está no alinhamento postural, orientação correta da execução de exercício físico, postura correta ao carregar cargas, manutenção do peso a partir de dieta adequada e sono de qualidade. Além disso, é essencial que se faça um trabalho de manutenção da mobilidade e ativação dos estabilizadores da coluna que dão suporte e sustentação para ela a partir do fortalecimento muscular.

Cuide da sua coluna e não negligencie a dor. As medidas preventivas podem fazer muita diferença na sua qualidade de vida.

Materiais relacionados

Este website tem caráter informativo e educacional. O paciente jamais deve usar seu conteúdo para autodiagnóstico ou autotratamento. Segundo recomendação do Conselho Federal de Medicina, em caso de dúvida, o médico sempre deve ser consultado, pois só ele está habilitado para praticar o ato médico. Dr. Rafael Barreto – CRM: 122.568

Privacidade & LGPD

  • Política de Privacidade

Copyright ©2025 Todos os direitos reservados para Institudo da Coluna Campinas.


Obrigado pela visita!

site by