Na teoria, é a busca de muitas pessoas. Na prática, ter uma boa qualidade de vida é um desafio no mundo atual. O ritmo, demandas, cobranças, condições econômicas e sociais exigem muito da saúde física, mental e emocional. Por isso, é importante ter melhor conhecimento sobre como melhorar a qualidade de vida para que, aos poucos, implementando pequenas ações, novos hábitos possam modificar o dia a dia.

Antes de falarmos sobre como melhorar a qualidade de vida, é importante defini-la. Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), qualidade de vida é: “A percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.

Isso significa que envolve o bem-estar físico, mental, psicológico, emocional, espiritual e as escolhas individuais. Também depende dos relacionamentos sociais, saúde, educação, moradia e saneamento básico, claro.

No entanto, sabe-se que alguns hábitos são essenciais e unânimes, considerados a base para a melhora da qualidade de vida. Conheça quais são eles:

1. Hábitos saudáveis

O primeiro passo para uma vida com mais qualidade, é uma categoria que envolve alimentar-se bem, não fumar, evitar café e bebidas alcoólicas em excesso, ter bons hábitos de sono e procurar dormir pelo menos de 6 a 8 horas diárias, encarar os problemas de forma positiva, cultivando o bom humor.

2. Trabalho

O excesso de trabalho é muito danoso para a saúde. É preciso programar e tirar férias anuais, evitando levar trabalho para casa. E além disso, manter o ambiente de trabalho limpo, iluminado, ventilado, sem cigarros, poluição ou barulho excessivo. Sempre que a tensão e o estresse estiverem presentes, procure incluir momentos de relaxamento e pausa na sua rotina.

3. Esporte e lazer

Quem quer melhorar a qualidade de vida precisa pensar em se movimentar. Inclua 30 minutos diários de atividade física, de forma regular. Comece a trocar o elevador pelas escadas, priorize caminhar, faça passeios ao ar livre, dance, escute música… O importante é sair do sedentarismo e colocar o corpo em movimento.

E claro: lembre-se que antes de iniciar a prática de exercícios físicos, você deve buscar orientação profissional e passar por uma avaliação médica.

4. Cuidado com o sol

Esse é um fator que as pessoas costumam se esquecer e que influencia na qualidade de vida. Principalmente em um país tropical como o Brasil, procure ter o hábito de usar protetor solar e evitar a exposição prolongada ao sol. Ao sair, busque as horas mais frescas do dia, use óculos escuros e roupas claras, chapéu ou boné para se proteger.

5. Alimentação

A forma que você se alimenta influencia muito na sua qualidade de vida. Procure fazer cinco refeições ao dia (café da manhã, lanche, almoço, lanche e jantar). Inclua frutas, legumes e verduras variados, evite refrigerantes e salgadinhos. Evite comer em ambiente agitado, assistindo TV ou quando estiver ansioso e nervoso. Ah, e não esqueça de beber água!

Materiais relacionados

Este website tem caráter informativo e educacional. O paciente jamais deve usar seu conteúdo para autodiagnóstico ou autotratamento. Segundo recomendação do Conselho Federal de Medicina, em caso de dúvida, o médico sempre deve ser consultado, pois só ele está habilitado para praticar o ato médico. Dr. Rafael Barreto – CRM: 122.568

Privacidade & LGPD

  • Política de Privacidade

Copyright ©2025 Todos os direitos reservados para Institudo da Coluna Campinas.


Obrigado pela visita!

site by